Ensaio: Mil pétalas purpuras

Hoje trago para vocês a resenha do livro “Mil pétalas púrpuras [ensaios” da Silvia Schmidt.

Primeiro é importante lembrar as particularidades do ensaio, que é um texto de reflexão sobre determinado tema, elaborado do ponto de vista do autor.

Nesse livro a Silvia nos apresenta um apanhado de ensaios sobre obras que ela foi conhecendo em sua carreira. Em seus textos, sua análise do ponto de vista feminino de assuntos tão profundos, nos traz críticas com tamanha grandeza.

O livro é dedicado a obras feitas por mulheres, e assim, ela nos apresenta grandes autoras e textos muito ricos e diversos. Os textos são de autoras diferentes e vêm com propostas de reflexões diferentes. Desde a relação universo e tempo até as reflexões sociais, precisamos enxergar o poder das mulheres nos relatos de suas memórias, de seus pensamentos e de suas vivências. Além de todas as importantes reflexões, ela nos apresenta e explica um pouco sobre a literatura de cordel, algo tão rico do Nordeste de nosso país.

Foi o primeiro livro de ensaio que eu li e gostei demais. Pude me conectar muito ao ler suas explicações a respeito de cada texto. É muito claro o amor e a dedicação na construção de cada capitulo, na análise de cada uma das obras citadas.

Muitas vezes ficamos limitados a poucos gêneros literários e não nos aventuramos em conhecer outros tipos de obras. E esse livro chegou mostrando várias outras reflexões, o poder da mulher, na expressão de sua voz.

Foi incrível embarcar nessa jornada de reflexão e conhecer obras e autoras tão grandiosas.

O livro está disponível no site da editora:

https://helvetiaeditions.com/loja/mil-petalas-purpuras-ensaios/


E vocês já leram um ensaio? Já coloram aí na meta de 2022 conhecer esse gênero? Fica aí a dica para listinha de vocês!


#letras #ensaioliterario #mulheresnaescrita #helvetiaeditions #livros #womenpower #autorasnacionais #blogliterario #womensupportingwomen #feminismo #womenempowerment



4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo